quarta-feira, 31 de maio de 2023

Passado Pagão, Presente Cristão na Irlanda

Pagan Past and Christian Present

McCone, K. (1991): Pagan Past and Christian Present in Early Irish Literature. Maynooth Monographs Nº 3. An Sagart. Maynooth


Sinopse
A abordagem integrada da vasta literatura  da Irlanda medieval tem sido prejudicada por uma tendência de dividisão em géneros seculares e eclesiásticos, o primeiro escrito principalmente em irlandês antigo ou médio e o último em latim ou vernáculo. 


Os medievalistas que lidam com fontes obviamente eclesiásticas, especialmente as hiberno-latinas mais facilmente acessíveis, têm vindo cada vez mais a reconhecer a necessidade de leitura ampla, atualizada, eruditamente sofisticada, e a razoavelmente focada na perspetiva do resto ocidental medieval , de orientação bíblica e patrística. 


Este livro examina vários aspetos nos que se misturam elementos com bíblicos e outros importados pelo meio monástico responsável da extensa produção literária em latim e vernáculo. da Irlanda da Alta Idade Média. Argumenta-se que essa mistura cultural foi informada por uma estrutura geral coerente firmemente enraizada, com adaptações apropriadas, dentro uma cosmovisão cristã.

INDEX


Descarregar o livro em: Pagan Past & Christian Present

Sem comentários:

Enviar um comentário