terça-feira, 23 de maio de 2023

Mulheres e Poder em Valencina - Palestra

Mujeres y Poder en la Prehistoria

Quando: 25 Maio
Onde: Madrid


A próxima quinta-feira dia 25 de Maio às 18:30 horas tera lugar no MAN  a cargo dos arqueologos Marta Cintas Peña e Leonardo García Sanjuán intitulada "Mujeres y Poder en la Prehistoria. La "Señora del Marfil" del Mega-Sitio de la Edad del Cobre de Valencina"

Dada a ausência de registos escritos, a principal fonte de informação disponível para analisar as desigualdades de género nas primeiras sociedades complexas é o próprio corpo humano. E, no entanto, por décadas, os arqueólogos lutaram para identificar o sexo de restos humanos mal preservados. Aqui apresentamos um estudo de caso excecional que mostra como novos métodos científicos inovadores podem resolver esse problema. 


Através da recuperação de fragmentos da proteína amelogenina sexualmente dimórfica no esmalte dentário por cromatografia líquida de nanofluxo-espectrometria de massa em tandem, estabelecemos que a pessoa socialmente mais proeminente da Idade do Cobre Ibérica (c. 3200-2300 cal A.C.) não era um homem, como se pensava anteriormente, mas uma mulher.

A meticulosa análise antropológica, contextual e comparativa de uma mulher descoberta em 2008 em Valencina, Espanha, apelidada de “A Marchante do Marfim” por sua associação com notáveis?​ objetos feitos de marfim, revela que ela era uma figura social proeminente e que naquela época nenhum homem alcançara uma posição social remotamente comparável. 




A riqueza e pompa investidas no seu sepultamento, que evidencia todos os traços atribuídos aos "Grandes Homens" na literatura antropológica, só é igualada pelos sepultamentos realizados no vizinho tholos de Montelirio, situado a apenas 100 m de distância, que também incluía maioritariamente mulheres. Os resultados nos convidam a reconsiderar as interpretações estabelecidas do papel político das mulheres no início da complexidade social inicial, enquanto se questionam as visões tradicionalmente mantidas do passado. 

Além disso, o estudo antecipa as profundas mudanças que os novos métodos científicos trarão à arqueologia pré-histórica e ao estudo da evolução social humana.


Sem comentários:

Enviar um comentário