terça-feira, 23 de maio de 2023

10 anos após Como a Floresta pensa

A Decade of Eduardo Kohn's How Forests Think: In Translation in Latin America


Quando: 8 Junho
Onde: on-line


O Centro de Estudos Latino-Americanos e Caribenhos (CLACS) e Centro de Humanidades Ambientais  da Universidade de Bristol  (CEH) a dia 8 de Junho organiçam uma atividade on-line na que os antropologos Eduardo Kohn (McGill University),  Mónica Cuéllar Gempeler  (Pontificia Universidad Javeriana) e  Jamille Pinheiro Dias  (University of London) McGill), Mónica Cuéllar Gempeler (Pontificia Universidad Javeriana) e Jamille Pinheiro Dias (CLACS/ILCS) discutirão aspectos da tradução, circulação e recepção do livro seminal de Kohn How Forest Think: Toward an Anthropology Beyond the Human. 


A obra questiona os fundamentos da antropologia, desafiando algumas das suposições mais fundamentais sobre o que significa ser humano e, por extensão, o que significa ser diferente de outras formas de vida. Baseado em quatro anos de trabalho de campo na Amazônia equatoriana, o livro examina como o povo Runa (Kichwa) interage com as inúmeras espécies que coexistem em um dos ecossistemas mais complexos e biodiversos do mundo. 



Argumentando que a individualidade não pertence apenas aos humanos, Kohn propõe que qualquer entidade que se comunique por meio do uso de signos pode ser considerada um self, levando a uma complexa ecologia de selfs da qual humanos e não humanos fazem parte. Como a Floresta Pensa foi traduzido para vários idiomas, incluindo espanhol, italiano, francês, japonês, chinês, coreano, dinamarquês e russo, além de traduções para português e alemão, que serão publicadas em breve.

O evento pode ser seguido via on-line por Zoom após registro no seguinte enlace


Sem comentários:

Enviar um comentário