segunda-feira, 15 de maio de 2023

O Classicismo entre a Elite e as Massas


Del clasicismo de élite al clasicismo de masas



Duplá-Ansuategui, Emborujo-Salgado, A. & Aguado-Cantabrana, O. (2022): Del clasicismo de élite al clasicismo de masas. Polifemo, Ediciones, Madrid. ISBN: 978-84-16335-77-0


Sinopse:
Os trabalhos reunidos em este volume procuram refletir a evolução que o título do livro refere a partir de diferentes estudos de caso. Como é lógico, trata-se de uma seleção de temas que responde aos interesses e especializações particulares de cada autor ou autora, e que não esgota, nem remotamente, a variedade de temas possíveis. 


Nesse sentido, os editores têm plena consciência dessa limitação e do caráter parcial de nossa contribuição. Em todo o caso, a heterogeneidade temática e de abordagem, que pode ser criticada por falta de coerência de conjunto, é compensada por uma perspetiva geral comum. 


Todos os colaboradores deste volume partilham o interesse por este alargamento a novos campos, novos temas e novos media, o que implica desde logo a abertura, de enorme interesse, a novos sectores e a novos públicos. Compartilha-se também a superação da distinção tradicional e hierárquica "alta cultura" vs "cultura popular' para assumir a realidade inegável de uma receção da Antiguidade integrada na cultura de massa.  


Este fenômeno há muito que é indissociável das nossas sociedades modernas.  Nesse sentido, é a condição dos estudiosos que a presença da Antiguidade na modernidade deve ser estudada partir de uma perspetiva crítica e sem preconceitos. 




Aceitamos esse novo rumo, o 'Democatic Turn', essa 'virada democrática' de que falam Lorna Hardwick e Stephen Harrison; como algo positivo e cheio de novas e interessantes potencialidades para a disciplina que partilhamos, sendo conscientes igualmente das limitações e dificuldades que envolvem este novo campo de estudo, que se pranteia como um desafio para o futuro.


INDEX


Sem comentários:

Enviar um comentário