Sans Sépulture
Schmitt, A & Anstett, E. (eds.) (2023): Sans sépulture: Modalités et enjeux de la privation de funérailles de la Préhistoire à nos jours. Archaeopress. Oxford ISBN: 978-1-80327-426-3
Sinopse:
Paradoxalmente, enquanto a fragmentação, profanação ou abandono dos restos mortais são atestados em muitos contextos arqueológicos ou históricos, a ausência intencional de ritos funerários não foi até agora objeto de estudos sistemáticos ou de grandes comparações no campo das ciências sociais.
E, afinal, ainda sabemos muito pouco sobre o que leva uma sociedade a privar ou dispensar intencionalmente um indivíduo de tratamento fúnebre. São as modalidades de privação de funerais sempre e em todos os lugares as mesmas? Ou variam de acordo com os contextos socio-históricos, estando singularmente ligadas a situações de crise?
cena de uma miniatura do Recenssão de Silvestre, século XIV, fonte: Эело
Quais são as diferentes questões que presidem à privação de tratamento fúnebre? De forma mais geral e analítica, a partir de que elementos factuais nos é possível identificar e qualificar situações de privação de ritos fúnebres?
corpo "mão morto" enterrado em uma fossa esperando o enterro definitivos durante a festa do ossos (makavera), ilha de Sumba, Indonésia
Para responder a este vasto conjunto de questões, reunimos neste volume doze contributos de arqueólogos, antropólogos e historiadores, fruto de um trabalho coletivo realizado durante as jornadas de estudo que decorreram em 2021 e 2022. em Montpellier e Marselha. Esses dias iniciaram uma dinâmica de reflexão interdisciplinar e diacrónica, particularmente rica e densa, sobre a diversidade de motivações que levam à privação intencional de funerais.
sepulturas megalíticas ao lado da casa origem da linhagem da Ilha de Sumba
Na sua extensão, estes doze capítulos convidam também a refletir sobre o percurso intelectual que permite, a partir de dados arqueológicos, históricos ou etnográficos, atestar a ausência de tratamento fúnebre, e sobre os instrumentos intelectuais e teóricos de que dispomos para abordar a questão .de privação de funeral.
INDEX
Descarregar o livro em: Sans Sépulture
Sem comentários:
Enviar um comentário