quarta-feira, 10 de maio de 2023

Mitos de Fundação na Antiguidade - Livro

Foundation Myths in
 Ancient Societies

Mac Sweeney, N. (2015): Foundation myths in ancient societies: dialogues and discourses.  University of Pennsylvania Press. Philadelphia   ISBN: 978- 0- 8122- 4642- 1


Sinopse 
Em todo o mundo antigo, as histórias de origem foram contadas em todo o mundo antigo de muitas maneiras diferentes: através da poesia, prosa, artes monumentais e decorativas e performance em rituais cívicos e religiosos. 


Os mitos de fundação, em particular os dos primórdios das cidades e das sociedades, desempenharam um papel importante na dinâmica de construção da identidade e na negociação das relações diplomáticas entre as comunidades. No entanto, muitas comunidades antigas não tinham um, mas vários mitos de fundação, oferecendo visões e interpretações alternativas de suas origens coletivas.


Buscando explicar essa pluralidade, Foundation Myths in Ancient Societies explora histórias de origem de uma variedade de sociedades clássicas e antigas, cobrindo tanto um amplo período cronológico (das colônias gregas ao alto império romano) quanto uma ampla área geográfica (do Mediterrâneo central ao Ásia Central). Os colaboradores exploram as razões pelas quais vários mitos diferentes, às vezes contraditórios, podem coexistir ou até mesmo coevoluir. 


Coletivamente, os capítulos sugerem que a ambigüidade e a dissonância de vários mitos de fundação às vezes podem ser mais significativos do que uma única narrativa de origem coerente. Mitos de fundação em sociedades antigas defende uma abordagem de ambos/e para mitos de fundação, estabelecendo uma estrutura para entendê-los em diálogo entre si e dentro de um contexto mítico mais amplo, como parte de um discurso mais amplo de origens.


INDEX

Introduction p. 1
Naoíse Mac Sweeney

Chapter 1. Foreign Founders: Greeks and Hebrews  p. 20
Irad Malkin

Chapter 2. Oikist and Archegetes in Context: Representing
the Foundation of Sicilian Naxos  p. 41
Lieve Donnellan

Chapter 3. Who’s the Daddy? Contesting and Constructing
Theseus’ Paternity in Fifth- Century Athens  p. 71
Susanne Turner

Chapter 4. The Founder’s Shrine and the Foundation
of Ai Khanoum  p. 103
Rachel Mairs


Chapter 5. Alexander, Agathos Daimon, and Ptolemy:
Th e Alexandrian Foundation Myth in Dialogue  p. 129
Daniel Ogden

Chapter 6. Figuring Rome’s Foundation on the Iliac Tablets  p. 151
Michael Squire

Chapter 7. Beyond Greece and Rome: Foundation Myths
on Tyrian Coinage in the Third Century A,D  p. 190
Alfred Hirt

Epilogue  p. 227
Robin Osborne



+INFO sobre o livro em: Foundation Myths

Sem comentários:

Enviar um comentário