terça-feira, 16 de maio de 2023

Performance Mimética, Cognição e Monstros

Mimetic performance, cognitive evolution, 
and mixed creatures

Quando: 23 Maio
Onde: On-line


Dentro do ciclo "Que significa ser humano: Antropologia para o Antropoceno" organiçado pelo Radical Anthropology Group a próxima terça-feira, dia 23 de maio, as 18:30 horas decorrera uma palestra titulada: "Mimetic performance, cognitive evolution, and mixed creatures" que será proferida pelo pesquisador Deon Liebenberg


Os desenvolvimentos recentes na pesquisa sobre o possível papel da comunicação mimética na evolução cognitiva – como um precursor necessário para a linguagem falada – são usados em conjunto com várias outras teorias para explicar a suposta sobrevivência de certas formas de desempenho mimético após que a evolução da linguagem falada, tornara obsoleta esta forma de comunicação. 

Argumenta-se que tais performances miméticas foram perpetuadas e desenvolvidas por causa de sua poderosa natureza adaptativa, pela sua capacidade, entre outras coisas, de abordar novas formas de adversidade mental e emocional às quais a consciência humana em evolução exporia os primeiros humanos, como o consciência da morte. 


A persistência e o desenvolvimento posterior de tal desempenho mimético juntamente com a linguagem falada totalmente desenvolvida deixariam uma marca profunda na mente humana em evolução. Eu argumento que essa marca pode ser vista em concepções míticas difundidas de androginia primordial, bem como na teriantropia de dragões e outras criaturas mistas miticas.


Deon Liebenberg é pesquisador do Africa Open Institute da University of Stellenbosch, onde atualmente está fazendo seu doutorado em Artes Visuais. Ele completou um B.A. em Belas Artes na Universidade da Cidade do Cabo e MTech em Tecnologia Arquitetônica na Universidade de Tecnologia da Península do Cabo. Seu foco de pesquisa é a relação entre mito, ritual, arte e evolução cognitiva´º




A palestra pode ser seguida via zoom após de registrar-se no seguinte enlace


Sem comentários:

Enviar um comentário