terça-feira, 9 de maio de 2023

Lendo a Omoplata do Reno

Reading Reindeer Shoulder Blade

Quando: 16 Maio
Onde: Londres & on-line


Dentro do ciclo "Que significa ser humano: Antropologia para o Antropoceno" organiçado pelo Radical Anthropology Group a próxima terça-feira, dia 2 de maio, as 18:30 horas decorrera uma palestra titulada: "Reading Reindeer Shoulder Blade: Engaging with Environmental Uncertainty in Northeast Siberia" que será proferida pela antropologa Olga Ulturgasheva


As últimas calamidades ambientais, como incêndios florestais extremos na Sibéria, Califórnia e Austrália, destacaram limitações e obstáculos à capacidade humana de resgate, sobrevivência e adaptação a diferentes escalas de exposição a catástrofes tecno-gênicas e aos efeitos das mudanças climáticas.


 As questões de como entendemos as limitações humanas para evitar riscos e perigos, como levamos em conta a crescente vulnerabilidade das comunidades afetadas e como compreendemos o feedback humano e não humano para formas novas e emergentes de “normalidade” enfatizam a importância da necessidade reconhecer a urgência de reconhecer que o conhecimento especializado surge em muitas formas e que pode ser comunicado de várias maneiras. 


 A compreensão de redes complexas de riscos e estratégias adotadas para redução e melhoria de riscos dependerá de como elas são interpretadas e articuladas e por quem. Olga Ulturgasheva examinará tecnologias e práticas de leitura da incerteza ambiental no nordeste da Sibéria enquanto avalia a capacidade humana e seus limites para evitar e mitigar o impacto dos incêndios florestais. 


Olga Ulturgasheva é uma estudiosa indígena da herança siberiana Eveny/Lamut na Universidade de Manchester. Sua pesquisa tem se concentrado em infância e adolescência, narrativa e memória, cosmologias animistas e nômades, criação e caça de renas, mudanças climáticas e as últimas transformações ambientais na Sibéria e no Alasca.

A palestra pode ser seguida via zoom após de registrar-se no seguinte enlace


Sem comentários:

Enviar um comentário