quarta-feira, 31 de maio de 2023

A Sociedade Política Original



Deixamos aqui esta palestra proferida pelo defunto antropologo Marshall Sahlins dentro das Hocard Lectures, e intitulada a "The Original Political Society" no Centre for Ethnographic Theory, SOAS University of London o dia 29 Abril de 2016.

Sinopse:
Mesmo as chamadas sociedades igualitárias e pouco estruturadas conhecidas pela antropologia, incluindo caçadores como os inuítes ou os aborígines australianos, são, na estrutura e na prática, segmentos subordinados de políticas cósmicas inclusivas, ordenadas e governadas por divindades, ancestrais, mestres de espécies e outras metapessoas semelhantes. dotado de poderes de vida e morte sobre a população humana. 



Precisamos de algo como uma revolução copernicana na perspectiva antropológica: da sociedade humana como centro de um universo no qual ela projeta suas próprias formas -ou seja, da sabedoria equivocada durkheimiana ou estrutural-funcional– às realidades etnográficas da a dependência das pessoas dos poderes abrangentes de doação de vida e morte, eles próprios de atributos humanos, que governam a ordem terrena, o bem-estar e a existência. existem seres reais no céu, mesmo onde não há chefes na terra.


Sem comentários:

Enviar um comentário