segunda-feira, 1 de maio de 2023

Homens e Mulheres entre os primeiros agricultores


Deixamos aqui esta conferência da arqueologa Anne Augereau intitulada Les rapports hommes/femmes chez les premiers agriculteurs européens. O Neolítico é o período que viu o desenvolvimento da colonização, criação e agricultura. Este novo modo de vida nasce no Crescente Fértil e depois se espalhará por quase toda a Europa. 

A chamada cultura Rubané ou cultura da Cerâmica Linear que se desenvolveu entre 5.500 e 4.900 A.C , está na origem da "neolitização" da Europa Central até a Bacia Parisina. Nesta cultura, os dados são numerosos e variados para estudar as relações entre homens e mulheres neste período crucial da humanidade que é muito mais duradouro do que nosso modo de vida atual. 

De facto, os numerosos e ricos cemitérios desta cultura mostram múltiplos indivíduos, homens, mulheres, crianças, velhos, cujas identidades e percursos de vida podem ser parcialmente reconstruidos a través dos seus restos e objetos. A análises químicas dos ossos permitem extrair informação sobre sua saúde,  dieta e origens, ou as suas atividades quotidianos, permitindo assim reconstruir a sua vida e relações entre elas o género.

Reconstrução da tumba de uma mulher do neolítico inicial de Darion, Bélgica. desenho C. Dekeijser


Sem comentários:

Enviar um comentário