Deixamos aqui esta proferida pela antropóloga Cathryn Townsend em fevereiro de 2019 e que teve por titulo "Patriarcado emergente na mitologia de uma sociedade anteriormente igualitária". Os etnógrafos dos caçadores-coletores da Bacia do Congo enfatizaram o ritual como um mecanismo nivelador que sustenta o igualitarismo ao fortalecer o espírito comunitário e mediar o poder igualmente entre indivíduos e subgrupos.
Esta palestra discute como tanto a mitologia quanto o ritual estão envolvidos em interações causais mútuas com outros fatores da vida social que marcam o surgimento da desigualdade entre uma pequena comunidade de ex-caçadores-coletores Baka. Uma ideologia emergente de predominância masculina na mitologia reflete o mesmo fenômeno no ritual, nas práticas de parentesco e na economia doméstica.
O argumento é que essa preocupação com questões patriarcais na mitologia é uma das várias vertentes de evidência que apontam para a centralidade da política de gênero no surgimento da desigualdade entre os Baka.
Sem comentários:
Enviar um comentário