quinta-feira, 13 de abril de 2023

Construindo Paisagens Culturais - Livro

SHAPING CULTURAL LANDSCAPES

     

Brysbaert, A., Vikatou, I. & Pakkanen, J. (2023):  Shaping Cultural Landscapes. Connecting Agriculture, Crafts, Construction, Transport, and Resilience Strategies. Sidestone Press. Leiden ISBN: 9789464260953

  
Sinopse: 
Qualquer atividade requer gasto de energia, e quanto maior a escala dos empreendimentos, mais cuidado e planejamento estratégico prévio é necessário. Ao focar no trabalho de humanos e outros animais, os artigos neste volume investigam através de uma ampla gama de contextos como as pessoas do passado realizavam suas múltiplas tarefas diárias enquanto permaneciam resilientes em antecipação a eventos e períodos adversos.



Cada artigo investiga os requisitos de recursos de atividades combinadas, desde a condução da agricultura ou comércio, passando por muitos ofícios diferentes, construindo casas e edifícios monumentais, e como os recursos disponíveis foram empregados com sucesso. Conjuntos de dados multicamadas são empregados para iluminar as muitas redes interconectadas de humanos e recursos que impactam as atividades cotidianas das pessoas, mas também para discutir as relações econômicas, culturais e sociopolíticas ao longo do tempo em diferentes regiões.



Cada um de nós teve como objetivo discutir novas perspetivas nas quais a paisagem em seu sentido mais amplo está conectada a perspetivas arquitetónicas e/ou artesanais interdisciplinares. As paisagens rurais e sua população formaram a espinha dorsal das sociedades pré-industriais. Análises do ‘hinterland’ rural, dos focos das cidades e outros lugares centrais (muitas vezes com arquitetura monumental) e a comunicação entre eles são essenciais para os artigos deste volume. 



Esses diferentes agentes e fenômenos e suas conexões são cruciais para nossa compreensão de como as unidades políticas funcionaram em vários níveis socialmente interconectados. Abordagens de baixo para cima podem dissolver entendimentos “monolíticos” das sociedades, as dicotomias elite-trabalho/agricultor e centro/rural, porque os muitos grupos sociais co-dependem uns dos outros, embora talvez em medida desigual, dependendo do contexto dado.


INDEX


+INFO sobre o livro em: Shaping Cultural Landscapes

Sem comentários:

Enviar um comentário