Crisis y Muerte en la Antigüedad
Martínez García, J.J. & Conesa Navarro, P.D. (2022): Crisis y muerte en la Antigüedad. Reflexiones desde la historia y la arqueología. Archaeopress. ISBN: 9781803273525
Sinopse:
O livro Crise e morte na Antiguidade, analisa numa perspetiva multidisciplinar e internacional, os períodos de crise no Mundo Antigo do ponto de vista histórico e arqueológico. Para isso, autores pesquisaram nos períodos de crise pandémica e ambiental, bem como para as perseguições politicas e religiosas, e as situações de fome e inanição durante a Antiguidade. Os primeiros contributos analisam essas questões a partir de uma abordagem global, proporcionando um enquadramento introdutório para o leitor dos temas que são desenvolvidos ao longo do volume.
As seguintes contribuições não apenas estudam áreas específicas como a região de Baixo Guadalquivir (Andaluzia) ou a Tierra de Barros (Estremadura espanhola) na Península Ibérica, mas também outros lugares históricos emblemáticos como a cidade egípcia de Oxirrinco. De seguida, priorizando o critério cronológico, aborda-se o fenómeno do martírio e a perseguição de pessoas de fé cristã. Estas últimas questões, apesar de ser amplamente abordadas pela historiografia contemporânea, fornecem novos dados através da análise filológica e histórica de autores como Paulo Orosio, Lactancio, Prudêncio e Agostinho de Hipona, ou bem de períodos e épocas específicas como os governos de Septimio Severo, Caracala ou Teodósio.
O volume termina com uma estudo específico centrada, neste caso, na Península Ibérica, e na chamada Peste de Justiniano estudada desde o ponto de vista do registo arqueológico, proporcionando assim uma nova visão complementaria do que é apontado pelos textos dos os autores clássicos.
INDEX
Descarregar o livro em: Crisis y Muerte
Sem comentários:
Enviar um comentário