Merlin et Zarathuštra
Sergent, B. (2023): Merlin et Zarathuštra et autres essais sur le thème de l’eau dans le monde celtique. Au Cœur des Mythes, vol. 8. Terre de Promesse. ISBN : 978-2-9561503-5-0
Sinopse:
Este livro reúne seis estudos do prolífico pesquisador francês Bernard Sergent publicados nos últimos anos. O traço comum entre esses ensaios é que cada um aborda, mais ou menos extensivamente, dependendo do caso, uma das muitas facetas do tema da água na religião e mitologia celta.
Esta coleção oferece a oportunidade de redescobrir o mágico Merlin das lendas arturianas, comparando seu retrato com o do profeta iraniano Zaratustra, que parece ser construído sobre o mesmo modelo arcaico de um personagem mitológico com origens talvez indo-européias.
Também permite percorrer as histórias relativas a dilúvios locais no mundo céltico, fazer um balanço do deus pan-céltico Maponos, que era um mestre das águas, e ver resolvida a questão discutida sobre a presença do gaulês deus curador Grannos, na aldeia de Grand nos Vosgos na época galo-romana.
Ele também nos revela a contribuição decisiva de uma taça de ouro exumada em Paimpont para localizar a floresta Brocelianda dos textos arturianos, e o protótipo celta da lenda hagiográfica de Gengoult, um santo medieval que presidiu um calvário aquático ao qual foram submetidas mulheres suspeita de adultério.
INDEX
Avant-Propos p, 7
Merlin et Zarathuštra p. 11
Grannus et Grand La question linguistique p. 79
Saint Gengoult, Boand et Ménandre p. 99
Le gobelet de Poimpont et la localisation de Brocéliande p. 115
Maponos et Ménandre p. 131
Déluges locaux dans le monde celtique p. 151
Index p, 177
Bibliographie p.185
+INFO sobre o livro em: Merlin et Zarathustra
Sem comentários:
Enviar um comentário