Préhistoire, nouvelles frontières
Geneste, J-M, Grosos, Ph. & Valentin, B. (2023): Préhistoire, nouvelles frontières. Éditions de la Maison des sciences de l'homme, Paris ISBN: 2-7351-2904-7
Sinopse:
A arqueologia pré-histórica, inventada há apenas dois séculos, é uma ciência recente; é também uma ciência em constante evolução cujos limites permanecem em grande parte indeterminados. O que se tornou hoje tem pouco a ver com o que pode ter sido.
Progredindo rapidamente na aquisição de conhecimentos, esta disciplina é hoje o nome de uma ciência capaz de reunir em torno de si competências excecionalmente numerosas (geológicas, climatológicas, ecológicas, zoológicas, paleoantropológicas, etc.). A ambição deste trabalho é, portanto, múltipla. Questionando a origem desta disciplina e a evolução das suas relações com muitas outras ciências, trata-se antes de mais nada de fazer um balanço do estado de progresso em curso, para propor uma cartografia do mesmo.
E, para isso, foram chamados alguns dos melhores especialistas da disciplina. Mas trata-se tanto, por um lado, de lançar um olhar crítico sobre a epistemologia que desenvolve e, por outro, de conduzir uma reflexão sobre os desafios que deve enfrentar para se tornar plenamente visível. Foram privilegiadas quatro linhas de questionamento, reunindo cerca de cinquenta oradores: a relação com o tempo (e com a história mais recente), a evocação de algumas descobertas científicas recentes, o confronto com outras ciências humanas, a partilha de saberes além dos círculos acadêmicos.
Nisso esta obra, como sempre foi a pré-história, é decididamente interdisciplinar. Mobiliza também arqueólogos com múltiplas competências, antropólogos, historiadores, filósofos. Só essa interdisciplinaridade nos permite esboçar com pequenos toques as novas fronteiras, dinâmicas, móveis e sempre promissoras da pré-história.
INDEX
+INFO sobre o livro em: Prehistoire Nouvelles Frontieres
Sem comentários:
Enviar um comentário