sábado, 15 de abril de 2023

A Diversidade Genética de um Imperio Nomada


O Império dos Xiongnu, mais conhecidos em Ocidente por ter dado seu nome aos posteriores hunos de Atila, foi o primeiro Império Nómada das estepes eurasiáticas e a sua formação política foi precursora de império estépicos subsequentes como o mongol. 


Os xiongnu converteram-se nos dominadores da Ásia Central durante quase três séculos, estendendo seu poder até zonas da Sibéria do sul e China, constituindo-se em um dos principais rivais e ameaças para o Império Chino. 

O emergir de esta entidade imperial supus um câmbio radical na estepe ao integrar um conjunto de povos muito heterogéneos estendido pela estepe oriental e entre os que figuravam tanto nómadas como sedentários, e que teve um role muito importante no tráfego comercial através da Rota da Seda.


Geneticamente os Xiongnu parece ter emergido da fusão de grupos nómadas associados a várias culturas arqueológicas previas: por um lado as culturas de Deerstone Khirigsuur, Mönkhkhairkhan e Sagly/Uyuk no oeste da Mongólia e pelo outro, as culturas de Ulaanzuukh e Slab Grave no leste da mesma área. Junto a estes populações principais há igualmente aportes de outras ancestralidades, nomeadamente emparentadas com grupos citas como os Sármatas da Ucrânia atual.  


Faltava com tudo um estudo que amostrara como essa diversidade cultural, étnica o linguístico se correlaciona a nível genético, e a vinculação que pudera ter com a estrutura social e política da entidade imperial Xiongnu. Arqueologicamente as tumbas de este período permitem observar a presença de uma elite imperial enterrada em tumbas quadradas e uma população de elites de menor rango (locais?) enterradas em tumbas satélites, no entanto se desconhecia a relação entre um e outro grupo: se essas elites locais procediam da mesma população que as de status superior, ou bem estavam mais conectadas com populações locais previas à integração no agregado xiongnu. 


Esta questão é a que se pranteia justamente um estudo aparecido estes dias na revista Sience Advances e firmado por vários geneticistas e arqueólogos. Os autores analisaram dois cemitérios da zona Oeste do território dos xiongnu, observando um alto grau de heterogeneidade genómica em ambos tipos de sepulturas, que entendem poderiam ser estensivel ao conjunto do Imperio

"Analisando os dados do genoma de 18 indivíduos de sepulturas de alto e baixo status, mostramos que ambas as comunidades abrigavam um nível extremamente alto de diversidade genética comparável ao do Império Xiongnu como um todo. A alta diversidade genética é refletida em complexos de túmulos individuais e grupos de sepulturas e até mesmo em grupos familiares estendidos. Assim, descobrimos que os mesmos processos sociopolíticos que produziram um império geneticamente diverso em grande escala também operaram em menor escala, criando comunidades locais altamente diversas ao longo de apenas algumas gerações ...

O nível comparável de diversidade genética de todos os indivíduos Xiongnu em geral e comunidades locais sugere que os processos demográficos dinâmicos que constituíram o império Xiongnu altamente heterogêneo também ocorreram em escalas locais. A alta diversidade genética dentro dos cemitérios de TAK, SBB e UGU confirma a co-residência de indivíduos com origens genéticas diversas dentro de uma única comunidade local e que isso continuou até o final do período Xiongnu, séculos após a formação política do Xiongnu e as demografias associadas processos de mistura genética que já estavam em andamento durante o início do período Xiongnu inicial. No geral, a alta diversidade genética encontrada entre os Xiongnu durante todos os períodos impede qualquer tentativa significativa de definir um perfil genético “representativo” dos Xiongnu, pois é a heterogeneidade genética em nível populacional abrangendo quase toda a amplitude da diversidade genética da Eurásia que mais caracteriza os Xiongnu Império.”"

Uma segunda conclusão que achegou o estudo genético foi o permitir rastrear um padrão genético que permite inferir diferenças na estrutura social e no status dentro da sociedade xiongnu. O estudo amostrou de facto que no entanto as tumbas identificadas como subordinados apresentavam um maior grau de diversidade, as da identificada como elites apresentavam uma maior homogeneidade e um maior componente de ancestralidade zona oriental da Eurásia, mostrando a existência clara de uma aristocracia com um importante componente originário do Este da Mongólia:

““Os padrões gerais de diversidade genética, heterogeneidade e parentesco genético na SBB sugerem que algumas famílias da elite local eram altamente diversificadas geneticamente, com casamentos ocorrendo entre indivíduos geneticamente heterogêneos que criaram redes complexas de parentesco estendido. …

Na elite Xiongnu Juntos, observamos um alto grau de heterogeneidade e diversidade genética nos locais de elite de TAK e SBB, com a maior heterogeneidade genética observada entre os indivíduos de status mais baixo. Em contraste, descobrimos que os indivíduos de status mais alto neste estudo, as mulheres aristocráticas e da elite local, tendiam a ser menos diversos com níveis mais altos de ascendência eurasiana oriental. …

Isso sugere que o status e o poder da elite estavam desproporcionalmente concentrados entre os indivíduos que traçavam sua ancestralidade até os grupos anteriores da EIA Slab Grave. Três das seis mulheres de elite, uma criança do sexo feminino de baixo status e um homem de baixo status tiveram contribuições de ancestralidade menores consistentes cos Han, sugerindo que as conexões inter-regionais com grupos da China da Dinastia Han podem ter sido maiores e mais complexas, do que anteriormente se considerara.”


Especialmente interessante do estudo é o visível que esta predominância euroasiática oriental se torna entre as mulheres da aristocracia xiongnu. O estudo mostra uma correlação entre a concentração de riqueza e itens de prestígio nas tumbas femininas, especialmente em zonas periféricas, e essa genética aristocrática, de facto, os enterramentos de maior status dentro dos estudados se correspondem com tumbas femininas o qual parece confirmar observações anteriores sobre a importância das mulheres no Imperio e seu role especialmente prominente na expansão e integração de novos territórios fronteiriços dentro da unidade política xiongnu.

a poetisa chinesa Cai Wenji (Zuoxianwang) cavalgando com seu marido xiongnu e seus 2 filhos, ilustração do periodo Song


Artigo

Lee, J., Miller, B.K, Bayarsaikhan, J., Ventresca Miller, A., Warinner, C., Jeong, C. (2023): "Genetic population structure of the Xiongnu Empire at imperial and local scales" Science Advances Nº 9/15 DOI:  10.1126/sciadv.adf3904   

   

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