terça-feira, 4 de abril de 2023

A Difusão do Neolítico no Mediterrâneo

menina neolítica ilustração Tom Björklund

Deixa-mos aqui o vídeo de esta palestra que o arqueólogo Jean Guilaine, professor honorário do College de France e um dos mais reputados especialistas no Neolítico, proferiu em junho do 2016 no Musée de l'Homme  de Paris baixo o titulo Diffusion et l’évolution du néolithique en méditerranée.

Nesta conferência, são considerados pela primeira vez os mecanismos de propagação do Neolítico desde o Oriente Próximo até à Península Ibérica. Depois de resumir as principais fases do surgimento da economia agrícola na área do Levante, a atenção centrar-se-á na extensão a Chipre e ao domínio insular do Egeu.

O Mediterrâneo central e ocidental é observado a partir do papel desempenhado pelas populações portadoras da Cerâmica Impressa na difusão da economia agrícola. Uma vez concluída a Neolitização, a evolução das sociedades será marcada por um desenvolvimento gradual das desigualdades sociais. 


No 3.º milénio, um contraste crucial opus a bacia oriental que entrou numa fase proto-urbana, e mesmo histórica, e a bacia ocidental onde o Neolítico brilhará com o seu último destelho.  


Sem comentários:

Enviar um comentário