segunda-feira, 17 de abril de 2023

Uma Aristocracia na Pré-história?

UNE ARISTOCRATIE PRÉHISTORIQUE

  

Guy, E. (ed.) (2021): Une aristocratie préhistorique ? L’égalitarisme des sociétés du Paléolithique récent en question. Actes de la table-ronde organisée au Musée National de Préhistoire, Les Eyzies, 9-11 octobre 2019. Paleo. Revue d´Archéologie Préhistorique (Anexos). Musée National de Préhistoire. Les Eyzies. ISBN: 978-2-911233-22-7 DOI: 10.4000/paleo.6452


Sinopse: 
Em um livro publicado há dez anos, Brian Hayden sugeriu a possibilidade de que todas ou parte das populações do Paleolítico Final da Eurásia viviam em sociedades marcadas por desigualdades de riqueza. 


Recentemente, foi pranteada uma hipótese convergente, segundo a qual o saber-fazer excecional dos pintores de Lascaux ou Chauvet só poderia ser explicado por um longo aprendizado já envolvendo uma forma de divisão social do trabalho desconhecida em sociedades economicamente igualitárias. 


Se há muito a etnologia constata a existência de sociedades caçadoras-coletoras com disparidades socioeconômicas significativas e que podem ser qualificadas como plutocracias, essa configuração, no entanto, se opõe ao modelo social tradicionalmente atribuído aos povos do Paleolítico recente. Para a arqueologia, de fato, as desigualdades de riqueza só apareceram na Europa como consequência progressiva e mais ou menos distante de inovações ligadas ao Neolítico.




Pareceu urgente fazer um inventário crítico dos dados arqueológicos (habitats, sepulturas, produções técnicas e simbólicas, etc.) susceptíveis de lançar luz sobre esta grande questão da evolução social. Este foi o sentido do simpósio realizado no Museu Nacional da Pré-História (Les Eyzies) entre o 9 a 11 de outubro de 2019, cujo objetivo era fazer um inventário do conhecimento, avaliar sua relevância e, na medida do possível, , para considerar novos caminhos de investigação.


INDEX


Descarregar o livro em:  Une Aristocratie Préhistorique

Sem comentários:

Enviar um comentário