sábado, 15 de abril de 2023

Boas e a formação da Antropologia

Franz Boas: Shaping Anthropology and Fostering Social Justice

   

Zumwalt, R. Lévy (2022):  Franz Boas: Shaping Anthropology and Fostering Social Justice. Critical Studies in the History of Anthropology. University of Nebraska Press. Lincoln ISBN: 1496216911


Sinopse: 
Franz Boas definiu o conceito de relativismo cultural e reorientou as humanidades e as ciências sociais para longe da ciência racial em direção a uma compreensão antirracista e anticolonialista da biologia e cultura humanas. Franz Boas: Shaping Anthropology and Fostering Social Justice é o segundo volume da biografia em duas partes de Rosemary Lévy Zumwalt sobre a renomada antropóloga e intelectual pública.


Zumwalt leva o leitor através do período mais vital no desenvolvimento da antropologia americanista e na ascensão de Boas ao domínio nos subcampos da antropologia cultural, antropologia física, etnografia e linguística. A emergência de Boas como um proeminente intelectual público, particularmente sua oposição à entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial, revela sua luta contra as forças do nativismo, ódio racial, chauvinismo étnico, racismo científico e nacionalismo acrítico.


Boas foi fundamental no renascimento cultural americano das décadas de 1920 e 1930, treinando estudantes e influenciando colegas como Melville Herskovits, Zora Neale Hurston, Benjamin Botkin, Alan Lomax, Langston Hughes e outros envolvidos no combate ao racismo e no florescente Renascimento do Harlem. Ele ajudou intelectuais emigrados alemães e europeus que fugiam da Alemanha nazista para se mudarem para os Estados Unidos e foi fundamental na organização da denúncia da ciência racial nazista e da eugenia americana. 


No final de sua carreira, Boas dirigiu uma rede de ex-alunos antropólogos, que se espalharam pelo país para departamentos universitários, museus e agências governamentais, imprimindo sua ciência social de forma mais ampla no mundo do conhecimento aprendido.


A obra é uma biografia magistral sobre Franz Boas e sua influência na formação não apenas da antropologia, mas também das ciências, humanidades, ciências sociais, artes visuais e cênicas e da esfera pública da América durante um período de grande agitação global e luta democrática e social.
  

INDEX

Preface p. xvii

Acknowledgments p. xxv

Introduction p. xxix

Note on Translations p. li

1. Building the Department of Anthropology

 at Columbia University p. 1

2. Franz Boas and His Early Students, 1901–1915 p. 40

3. Race and the Quest for Social Justice  p. 96

4. Folklore and Ruins in Mexico and Puerto Rico p. 122

5. Conflict, War, and Censure  p. 173

6. Preponderance of Women Students p. 224

7. Loss and Loneliness  p. 274

8. The Last Cohort of Boas’s Students  p. 301

9. Rescuing Scientists  p. 356

10. After Retirement  p. 400



+INFO sobre o livro em: Franz Boas Shaping Anthropology

Sem comentários:

Enviar um comentário