ÉQUIDÉS. LE CHEVAL,
L´ÂNE, ET LA MULE
Poinsot, D. & Spruyt, M. (eds). 2022. Equidés, le cheval, l’âne et la mule dans les empire de l’Orient ancien. Paris: Routes de l’Orient Actes. ISSN: 2272-8120
Sinopse
A génese deste volume é resultado de um encontro cientifico celebrado em outubro de 2018. Um dos primeiros objetivos desta conferência era questionam o lugar efetivo dado aos equídeos no Oriente Próximo entre o II milênio A.C e a queda do Império Sassânida.
pormenor do chamado Estandarte de Ur, século XXVI a.C
Rapidamente se tornou evidente que um simples estudo iconográfico não seria suficiente pelo que se recorreu especialistas de várias disciplinas para responder às perguntas e desenhar um retrato mais completo possível do role ods equídeos na Antiguidade no Oriente Próximo. Arqueólogos, historiadores, arqueo-zoólogos, filólogos, historiadores da arte e veterinários puderam assim trocar ideias num diálogo sempre frutífero.
Questionando o papel dos equídeos no Próximo Oriente, a congresso teve como objetivo definir as funções dos animais, tanto no âmbito militar e religioso, como nos trabalhos agrícolas ou no transporte de cargas e pessoas. E, se vários falantes apontavam o lugar predominante do cavalo, seus primos o burro e a mula também foram objeto de diversas comunicações.
As novas descobertas arqueológicas, nomeadamente em sítios da Idade do Ferro e das eras Parta e Kushanida, têm permitido uma melhor compreensão da realidade física dos animais e uma perceção mais precisa da sua utilização
INDEX
Sem comentários:
Enviar um comentário