quarta-feira, 24 de maio de 2023

Desigualdade de Género na Pré-história Ibèrica

Desigualdad de género 
en la Prehistoria ibérica  

Cintas-Peña, M. (2020): La desigualdad de género en la Prehistoria ibérica: Una aproximación multi-variable BAR British Archaeological Reports International Series 2990. BAR Publishing. Oxford ISBN: 978 1 4073 5699


Sinopse
Houve desigualdade de gênero na Pré-história? Quando apareceu? Este trabalho procura abordar as diferenças de género e a possível desigualdade entre mulheres e homens ao longo da Pré-História da Península Ibérica. 




A investigação é realizada para além dos limites de uma jazida específica, utilizando uma metodologia multivariável a nível macrorregional e com uma ampla abrangência cronológica. Para aprofundar o conhecimento das comunidades pré-históricas da Península Ibérica, o autor analisa 15 variáveis ​​agrupadas em 3 áreas: demografia, práticas funerárias e representações gráficas. 


Os resultados sugerem, em primeiro lugar, que o método multivariado utilizado tem potencial para a análise sistemática da desigualdade de gênero na Pré-história; Em segundo lugar, este estudo fornece uma reconstrução mais completa dos papéis das mulheres, homens e crianças nas sociedades do passado.


INDEX

+INFO sobre o livro em: Desigualdade de Genero na Prehist.

Sem comentários:

Enviar um comentário