terça-feira, 23 de maio de 2023

Como a Floresta Pensa - Livro

HOW FOREST THINK 

   
Kohn, E. (2013): How Forests Think: Toward an Anthropology Beyond the HumanUniversity of California Press. Berkeley. ISBN: 978-0-520-27610-9

Sinopse
As florestas podem pensar? Os cães sonham? Neste livro surpreendente, Eduardo Kohn desafia os próprios fundamentos da antropologia, questionando nossas suposições centrais sobre o que significa ser humano e, portanto, distinto de todas as outras formas de vida. Com base em quatro anos de trabalho de campo entre os Runa do Alto Amazonas do Equador, Eduardo Kohn baseia-se em sua rica etnografia para explorar como os amazônicos interagem com as muitas criaturas que habitam um dos ecossistemas mais complexos do mundo. 

Quer reconheçamos ou não, nossas ferramentas antropológicas dependem daquelas capacidades que nos tornam distintamente humanos. No entanto, quando voltamos nossa atenção etnográfica para como nos relacionamos com outros tipos de seres, essas ferramentas (que têm o efeito de nos divorciar do resto do mundo) falham. How Forests Think aproveita esse colapso como uma oportunidade. 


Evitando soluções reducionistas e sem perder de vista como nossas vidas e as dos outros estão presas nas teias morais que nós humanos tecemos, este livro cria habilmente novos tipos de ferramentas conceituais a partir das propriedades estranhas e inesperadas do próprio mundo vivo. 


Neste trabalho inovador, Kohn leva a antropologia em uma direção nova e excitante que oferece uma maneira mais ampla de pensar sobre o mundo que compartilhamos com outros tipos de seres.




INDEX

Acknowledgments p. viii

Introduction: Runa Puma  p. 1

1. The Open Whole  p. 27

2. The Living Thought  p. 71

3. Soul Blindness   p. 103

4. Trans-Species Pidgins  p. 131~

5. Form’s Eff ortless Efficacy  p. 153

6. Th e Living Future (and the Imponderable
 Weight of the Dead) p. 191

Epilogue: Beyond  p. 221

Notes  p. 229

Bibliography  p. 243

Index  p. 259


Consultar o livro em: How forest Think

Sem comentários:

Enviar um comentário