Oppida: The Beginning
of Urbanisation
Cunliffe, B. & Rowley, T. (1975): Oppida: the Beginnings of Urbanisation in Barbarian Europe: Papers presented to a Conference at Oxford, October 1975. BAR British Archaeological Reports International Series 11. BAR Publishing. Oxford. ISBN: 9780904531466
Os dois últimos séculos do primeiro milênio A.C. viu uma mudança radical nos sistemas sociais e econômicos de grande parte da Europa Central e Ocidental a ascensão da sociedade urbana. As cidades não eram novidade no continente europeu.
A Itália e a Grécia há muito desenvolveram uma estrutura urbana, e já existiam cidades ao longo das costas mediterrâneas da Espanha e da França e das costas do Mar Negro da Bulgária e da Romênia, uma distribuição que foi em grande parte resultado da colonização grega anterior. . No entanto, na Europa bárbara, nos séculos IV e III, a sociedade era organizada de maneira muito diferente. Era um período de agitação, movimentos populares e convulsões sociais.
No final do século II, na França central e na Romênia, é possível traçar, através da arqueologia e da literatura contemporânea, os primeiros passos para o surgimento de um sistema estatal. Quase a mesma mudança é sugerida, apenas por evidências arqueológicas, como tendo ocorrido por volta desta vez nos territórios vizinhos da Iugoslávia, Hungria, Tchecoslováquia, sul da Alemanha, regiões alpinas e sudeste da Grã-Bretanha.
Em todas essas regiões, uma grande reorientação do padrão de assentamento pode ser detectada. As comunidades parecem ter se aglutinado em grandes assentamentos nucleados, defendidos ou indefesos, que por conveniência são geralmente referidos como oppida.
Os oppida eram essencialmente centros nos quais se concentravam certos serviços, por exemplo, a troca, a redistribuição, a manufactura e, claro, os sistemas jurídico, administrativo e religioso, todos necessários à efectiva articulação de uma sociedade cada vez mais complexa.
Disponivel em: Oppida the Beginning of Urbanisation
Sem comentários:
Enviar um comentário