Women at the Center
Sanday, P. Reeves (2003): Women at the Center. Life in a Modern Matriarchy. Cornell University Press. Ithaca. ISBN: 9780801489068
Sinopse
Ao contrário das declarações de alguns antropólogos, existem matriarcados. Peggy Reeves Sanday foi pela primeira vez à Sumatra Ocidental em 1981, intrigada com relatos de que os Minangkabau matrilineares –um dos maiores grupos étnicos da Indonésia– rotulam a sua sociedade como matriarcado. Numerando cerca de quatro milhões na Sumatra Ocidental, os Minangkabau são conhecidos na Indonésia pelo seu talento literário, perspicácia empresarial e relações igualitárias e democráticas entre homens e mulheres. Sanday usa as suas repetidas visitas à Sumatra Ocidental nas últimas décadas do século XX como base para uma nova definição de matriarcado.
Do ponto de vista da vida quotidiana nas aldeias, especialmente naquela onde ela desenvolveu laços pessoais estreitos, a narrativa de Sanday centra-se na forma como os Minangkabau concebem o seu mundo e pensam que os humanos devem comportar-se, juntamente com as práticas e rituais que afirmam defender o seu matriarcado.
Mulheres no Centro deixa ao leitor um sólido senso de respeito pelas mulheres que permeia a cultura Minangkabau e dá nova vida ao conceito de matriarcado.
INDEX
+INFO sobre o livro em: Women at the Center
Sem comentários:
Enviar um comentário