quinta-feira, 9 de maio de 2024

A Roda e o Carro , entre Oriente e Europa

Rad und wagen

Fansa, M. & Burmeister, S. (2004): Rad und wagen: der ursprung einer innovation wagen im vorderen Orient und Europe. Philipp von Zabern. Maguncia. 

    
Sinopse   
Rodas e carros são conhecidos por mais de 5.000 anos e provaram ser uma invenção inovadora que garantiu sua posição firme na sociedade. Grandes distâncias foram percorridas em muito pouco tempo e pessoas e mercadorias foram transportadas graças a eles.







Até recentemente, era considerado certo que os veículos rodados surgiram nas primeiras civilizações avançadas do Antigo Oriente Próximo, ao mesmo tempo que as primeiras cidades, o desenvolvimento da escrita e a formação de uma estrutura social urbana. As dúvidas agora aumentam sobre esse modelo. Existem agora uma série de descobertas na Europa e na Ásia que são pelo menos tão antigas e mostram claramente que o carro já era conhecido aqui. 






O volume que acompanha traça o caminho desta inovação desde o seu início no IV milenio A.C. AC até o final da Idade do Bronze. Até o segundo milênio a.C. No século I a.C. o carro a só permitia uma viagem tranquila ao ritmo da tração de bois . Na Europa era um veículo de trabalho pesado e incontrolável, nas estepes da Eurásia era uma caravana e no antigo Oriente Próximo era ricamente decorado e gozava de adoração divina. 






Foi somente com a invenção da roda de radios e o desenvolvimento da carruagem puxada por cavalos que a velocidade foi descoberta e o novo tipo de carruagem se espalhou rapidamente pelo Velho Mundo.

INDEX


Descarregar o livro em: Rad und Wagen

Sem comentários:

Enviar um comentário