Fantastic Fauna from China
to Crimea
Andreeva, P. (2024): Fantastic Fauna from China to Crimea: Image-Making in Eurasian Nomadic Societies, 700 BCE-500 CE. Edinburg University Press. Edinburgo. ISBN: 9781399528528
Sinopse
Numerosas alianças nómades da Idade do Ferro floresceram ao longo da rota das estepes da Eurásia, de 8.000 quilómetros de extensão. Da Crimeia às pastagens da Mongólia, a criação de imagens nómadas baseou-se em desenhos zoomórficos transmitidos metonimicamente, criando uma realidade ecológica alternativa.
O núcleo da elite nómada abraçou este elaborado sistema de imagens para construir a memória coletiva em alianças políticas diversas e relutantes, organizadas em torno de objectivos geopolíticos partilhados, em vez de laços étnicos. Amplamente conhecida pelo termo estilo animal", esta retórica visual teriomórfica tornou-se tão omnipresente em toda a rede de estepes da Eurásia que transcendeu regiões fronteiriças e alcançou o coração de impérios sedentários como a China e a Pérsia.
Este livro ricamente ilustrado mostra como uma fluência compartilhada no desenho do estilo animal tornou-se um símbolo de definição de status e um agente de ligação em alianças nômades oportunistas, e mais tarde foi adotado por seus vizinhos sedentários para mostrar o mundanismo e o controle sobre o "Outro".
Neste estudo de enorme alcance geográfico, o autor levanta questões mais amplas sobre o lugar das sociedades nómadas no cânone da história da arte.
INDEX
Sem comentários:
Enviar um comentário