Reconstructing Indo-European Prehistory
Lessons from Linguistics, Archaeology,
and Genetics
Quando: 30-31 Outubro
Onde: Pisa e On-line
Nos dias 30 e 31 de outubro de 2024 , está agendado o simpósio “Reconstruindo a Pré-história Indo-Europeia: Lições de Linguística, Arqueologia e Genética”. O evento será realizado na Aula Magna da Escola Sant'Anna e é organizado conjuntamente pela Scuola Superiore Sant'Anna e pela Università Cattolica del Sacro Cuore.
Ao longo de mais de um século de estudos, tornou-se cada vez mais evidente que muitas das línguas do mundo estão relacionadas entre si e podem ser atribuídas a uma única língua ancestral, apesar de serem muito diferentes umas das outras e de serem faladas em línguas muito diferentes. regiões distantes – desde os confins do Norte da Europa até à Índia e à China, desde as costas das Ilhas Britânicas até às da Anatólia e da Pérsia.
As chamadas línguas indo-europeias compreendem todas as línguas que remontam ao proto-indo-europeu, uma língua ancestral pré-histórica que provavelmente foi falada por comunidades pastoris nômades na estepe da Eurásia (entre a atual Ucrânia e a Rússia) ao longo de 5.000 anos atrás. As migrações que levaram as línguas indo-europeias a ramificarem-se a partir do ancestral comum – e a espalharem-se por toda a Eurásia – foram reconstruídas pelos especialistas com grande precisão. A última década assistiu a grandes avanços neste campo de investigação graças ao desenvolvimento de uma metodologia interdisciplinar de reconstrução que integra linguística, arqueologia e pale-ogenética.
A reconstrução do contexto pré-histórico dentro do qual as primeiras línguas indo-europeias desenvolveram-se e se espalharam, contudo, vai muito além da mera reconstrução de características da gramática e da cultura material. A análise comparativa e a investigação interdisciplinar permitem-nos ir ainda mais longe: podemos reconstruir múltiplos aspetos das estruturas sociais, das práticas rituais, da mitologia e da cultura poética dos falantes do proto-indo-europeu.
O simpósio reúne especialistas de renome internacional destas três disciplinas. O simpósio pretende apresentar ao público – especialmente àqueles que não são especialistas nestas áreas – uma história fascinante de integração bem sucedida entre três disciplinas aparentemente distantes, que conseguiram forjar uma linguagem comum e complementar-se mutuamente. É claro que, como sempre acontece com hipóteses que tratam de análises científicas, o debate está – e deve permanecer – aberto.
O simpósio poderá-se seguir ao vivo ou on-line através de youtube nos enlaces das sessões correspondentes: dia 30 e dia 31 descarregar programa aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário