The sensory ecology of deception in human societies
Quando: 7 de Maio
Onde: Londres e On-line
A próxima terça-feira, 7 de maio, às 18h30, horário de Londres, o antropólogo evolucionista Will Buckner (Universidade de Boston) analisa dentro do ciclo de palestras organizado por Radical Anthropology o papel do engano e da imitação, desde a caça até os rituais e práticas xamânicas.
Os humanos são hábeis em explorar os preconceitos sensoriais de membros da mesma espécie e de outras espécies. Os caçadores imitam a aparência, as maneiras e as vocalizações das suas presas, os xamãs usam a prestidigitação em práticas curativas dar a aparência de poderes impressionantes, e os especialistas em rituais usam disfarces que incorporam espíritos ostensivamente poderosos e criaturas míticas como uma ferramenta de controle social.
O palestrante recorrera a estudos de caso etno-históricos para demonstrar a prevalência e a importância destes fenómenos nas sociedades humanas ao longo da história humana.
As performances fantásticas e musicais envolvendo a personificação estratégica de outros agentes são um fenómeno comportamental recorrente e pouco explorado em todas as sociedades, que tem importantes implicações evolutivas sob como os humanos pensam, enganam e avaliam a reputação dos outros.
A palestra pode seguir-se ao vivo na Sala Daryll Forde, 2º andar, Departamento de Antropologia do UCL ou on-line através de Zoom ID da reunião: 384 186 2174. Senha da reunião: Wawilak.
Sem comentários:
Enviar um comentário