quinta-feira, 23 de maio de 2024

Monstros e Transformadores em Centro Europa

Death-Dealers, Man-Eaters 
and Transformers

The first monsterous predators 
in Central Europe

Quando: 5 de Junho 
Onde: on-line

O dia 5 de Junho as 19 horas (hora de Viena) tera lugar uma palestra  organiçada por Orbis Ferrorum - Gesellschaft zur interdisziplinären Erforschung der Eisenzeit proferida pelo professor Louis NebelsickLouis Nebelsick sob o titulo de "Dadores de Morte, Devoradores de Homens e Transformadores Os primeiros monstros predadores na Europa Central"


A Arte das Sítulas dos Alpes Orientais, que floresceu entre 650 e 450 A.C, é uma tradição figurativa rica e pouco conhecida na interface entre a rica arte narrativa da Etrúria e o deserto iconográfico da Europa Central. 


Uma apropriação notável e sofisticada do imaginário mediterrâneo pelos artistas das situas diz respeito a criaturas felinas híbridas (leões alados e esfinges) que devoram humanos e animais. Esses monstros vivem principalmente num outro mundo mitológico, onde são ocasionalmente ameaçados por heróis. Embora sejam obviamente conotados como demónios odiados, eles também desempenham um papel crucial na iconografia do renascimento e da redenção. 


A adoção de monstros mediterrânicos e da mitologia por artesãos e os seus patronos nas comunidades alpinas e mesmo transalpinas mostra que os contactos culturais entre o Mediterrâneo e a Europa Central no início da Idade do Ferro eram muito mais do que a aquisição de bens de prestígio pelas elites.


A palestra pode ser seguida on-line no seguinte enlace de Zoom ID: 894 8732 8623 senha 932223


Sem comentários:

Enviar um comentário