Making Money in the Early Middle Ages
Naismith, R. (2023): Making Money in the Early Middle Ages. Princeton University Press. Princeton & Oxford. ISBN: 9780691249339
Sinopse
Entre o fim do Império Romano no século V e as transformações económicas do século XII, o dinheiro cunhado na Europa Ocidental era escasso e de elevado valor, difícil de utilizar pela maioria da população.
E, no entanto, como mostra Rory Naismith neste estudo esclarecedor, o dinheiro cunhado foi feito e usado em toda a Europa medieval. Foi, argumenta ele, uma ferramenta poderosa para articular o lugar das pessoas nas estruturas económicas e sociais e um indicador importante dos níveis de complexidade económica. Partindo da premissa de que a utilização de dinheiro cunhado tinha um significado especial quando havia menos dinheiro disponível,
Naismith utiliza estudos de caso detalhados do Mediterrâneo e do norte da Europa para propor uma nova leitura do dinheiro do início da Idade Média como um ponto de contacto entre as relações económicas, sociais e económicas. história institucional.
Naismith examina questões estruturais, incluindo a mineração e circulação de metal e o uso de metais preciosos e outras mercadorias como dinheiro, e depois oferece um relato cronológico do desenvolvimento monetário, discutindo o período pós-romano da cunhagem de ouro, a ascensão do centavo de prata em no século VII e a reconfiguração do poder da elite em relação à cunhagem nos séculos X e XI.
No processo, ele contraria a visão convencional da moeda do início da Idade Média como domínio apenas da elite dos doadores de presentes e dos intrépidos comerciantes de longa distância. Mesmo quando havia poucas moedas em circulação, argumenta Naismith, a forma como eram utilizadas – para dar presentes, pagar rendas, gastar nos mercados – tem muito a nos dizer.
INDEX
+INFO sobre o livro em: Making Money in Early Middle Ages
Sem comentários:
Enviar um comentário