quinta-feira, 23 de maio de 2024

O Mega-sitio de Valencina - Video


Deixamos aqui a gravação da que ontem foi proferiram pelo arqueólogos Thomas X. Schuhmacher (Instituto Arqueológico Alemão) sob titulo "El “mega-site” de Valencina de la Concepción (Sevilla).Un poblado clave para entender las sociedades complejas calcolíticas", organiçada pela ADECAP (Associação para o Desnvolvimento da Cooperação em Arqueologia Peninsular).


Desde 2014, o projeto de investigação Valencina-Nord levou a cabo investigações no "mega-site" de Valencina de la Concepción. Estes trabalhos incluem prospeções geofísicas, prospecções e escavações arqueológicas, ou reconstruções paleoclimáticas, entre outros estudos (ceramológicos, líticos, metalúrgicos, etc.). Foi possível detectar e datar um total de 11 linhas de fossos que delimitam o jazigo, formando um total de sete recintos, além dos mais serpentiformes, e foi escavado mais de  trinta  estruturas de diversos tipos. 


As cabanas e os talheres documentados junto com o material que neles aparecem falam a favor de uma ocupação intensiva e continuada desde o Neolítico final/Calcolítico inicial (final do 4° milénio AC) até o final do Calcolítico até 2250 AC, experimentando o seu apogeu durante o Calcolítico pleno chegando a uma extensão de 200 ha. 


Apesar da redução do povoamento que ocorreu a partir de segunda metade do terceiro milénio, existem evidências da importância, estratégica, comercial e política que tevo a meseta aljarafenha ao longo da pré-história recente.


Sem comentários:

Enviar um comentário