Land, people and power in early medieval Wales
Comeau, R. (2019): Land, people and power in early medieval Wales: the cantref of Cemais in comparative perspective. Tese doutoral University College London. Londres.
Sinopse
Este estudo examina a estrutura da paisagem galesa do início da Idade Média. Utilizando um cantref (cem) no sudoeste do País de Gales como estudo de caso, baseia-se numa análise comparativa multidisciplinar para superar os limites impostos pela sobrevivência restrita da cultura material e pelas fontes escritas limitadas. Examina os padrões de poder e de atividade habitual que definiram espaços e estruturaram vidas, e considera as relações temporais, tanto sazonais como de longa duração, que os moldaram. São apresentadas quatro conclusões principais.
Em primeiro lugar, que a clave da vida medieval –agricultura, pagamento de tributos, processos legais e caça– estava estruturada por um padrão sazonal de longa duração preservado na lei galesa dos séculos XII e XIII, nas dedicações de igrejas e as datas das feiras. Em segundo lugar, apresenta, ao nível do cantref, o primeiro levantamento sistemático de evidências de locais de Assembleia no País de Gales e colocando-os em contexto comparativo.
Em terceiro lugar, demonstra que, embora a má preservação da cultura material e os registos escritos limitados tenham até agora restringido a identificação e caracterização de locais-chave na paisagem galesa do início da Idade Média, um conjunto de dados multidisciplinar permite a identificação eficaz de zonas focais através de indicadores conhecidos de outras áreas do noroeste. Europa.
Em quarto lugar, o amplamente utilizado “modelo de propriedades múltiplas” é considerado um descritor inadequado da paisagem galesa do início da Idade Média. Uma abordagem metodológica alternativa é proposta demonstrando o valor duma abordagem multidisciplinar, especialmente, do uso sistemático da toponimia, novidosso para o contexto galês.
O estudo também fornece recursos importantes para outros pesquisadores, geolocalização nomes de lugares anteriores a 1700 a partir da pesquisa publicada anteriormente; com a criação de recursos GIS (polígonos e bases de dados geolocalizados) a partir do mapa de parroquias da década de 1840 com um detalhado estudo de caso de áreas; fornecendo um banco de dados geolocalizado de propriedades do século XVI e das propriedades dos cantref da lei galesa.
Vol. 1 PDF
Vol. 2 PDF
Vol. 3 Anexos
Sem comentários:
Enviar um comentário