Imágenes, lengua y creencias en Lusitania romana
García, J. T. & Del Petre, V. (eds.) (2019): Imágenes, lengua y creencias en Lusitania romana. Archaeopress. Oxford. ISBN: 978-1-78969-294-5
Sinopse
Esta publicação considera a cultura visual, linguística e religiosa da província romana da Lusitânia. A influência romana foi especialmente notável na religião e nas manifestações artísticas. Foi nas cidades onde os lusitanos adquiriram a civilização romana: aprenderam latim, a língua franca da península; foram apresentados à administração e à religião romana; e no século III, quando Roma se converteu ao cristianismo, o mesmo aconteceu com os lusitanos.
A língua latina foi imposta como língua oficial, funcionando como fator de ligação e comunicação entre os diversos povos. Sendo uma área bastante grande e sem um estado unificado que promovesse uma determinada língua na administração ou na educação, diferentes línguas coexistiam simultaneamente na Hispânia. Os súditos continuaram a usar suas línguas nativas, embora os negócios oficiais fossem conduzidos em latim ou grego. As religiões indígenas persistiram, embora sacrifícios fossem oferecidos em todos os lugares ao imperador e aos deuses do panteão romano.
A cultura visual também refletia o caráter híbrido da civilização provinciana. Imagens de estilo e tema romanos circularam amplamente e, ainda assim, os artesãos e consumidores das províncias mantiveram suas próprias tradições, adotando técnicas e gostos romanos como bem entendessem. Os artigos deste volume estabelecem uma visão ampla e generosa da relação entre imagens, linguagens e cultura religiosa na sociedade lusitana.
INDEX
Descarregar o livro: Imágenes, Lenguas y Creencias
Sem comentários:
Enviar um comentário