Networks before Empires
Massa, M. (2016): Networks before Empires: cultural transfers in west and central Anatolia during the Early Bronze Age. Tese doutoral University College London.
Sinopse
Esta dissertação oferece uma análise da interação social na Anatólia ocidental e central durante o início da Idade do Bronze (Bronze Antigo, c.3200-1950 A.C). Visa identificar possíveis justificações e mecanismos de intercâmbio desde a escala intra-assentamento até à escala inter-regional, no contexto da crescente complexidade socioeconómica e política vivida pelas comunidades locais no Bronze Antigo.
Através da análise distributiva e contextual duma ampla gama de estudos de caso, esta dissertação explora como diferentes produtos, matérias-primas, conhecimento tecnológico e comportamentos culturais que circularam na Anatólia, e fá-lo tanto mapeando prováveis fluxos de bens e ideias como analisando o contexto de uso e deposição dos artefactos.
Também investiga como o grau crescente de organização afeta os padrões de troca, tanto na produção (especialização, escala e intensidade da produção) como da circulação (presença de intermediários de troca especializados, inovações em tecnologia de transporte, investimento em infraestrutura rodoviária, controle sobre rotas).
A pesquisa tenta reconstruir a estrutura de redes físicas e sociais no Bronze Antigo na Anatólia, analisando como as restrições topográficas e culturais canalizaram os movimentos (e, portanto, a interação) ao longo de corredores paisagísticos específicos.
Por último, explora o papel desempenhado pelas elites locais em ascensão e a importância dos vastos recursos metálicos da Anatólia no processo de expansão das redes de intercâmbio de longa distância, que em último termo permitiram a integração da Anatólia no mundo do Próximo Oriente e do Egeu no final do período.
INDEX
Descarregar a tese em: Networks before Empires
Sem comentários:
Enviar um comentário