Maugis d'Aigremont et autres enchanteurs-voleurs
Quando: 16 Novembre
Onde: on-line
O dia 16 de novembro o Groupe Île-de-France de Mythologie Française (GIDFMF) organiça dentro do ciclo de conferèncias "Mages, prophètes et saints guérisseurs" uma palestra que sera proferida por Guillaume Leroy sob o titulo "Maugis d'Aigremont e outros ladrões encantadores"
Os quatro filhos de Aymon, grandes figuras da mitologia francesa, não poderiam ter salvado as suas vidas sem a ajuda do encantador Maugis d'Aigrmont. É na segunda metade do século XII que vemos o aparecimento nas canções de gesto de uma figura recorrente do ladrão-feiticeiro, verdadeiro avatar do romance épico do malandro, cuja primeira encarnação parece ser a do mágico Bacia , mas cuja versão mais famosa assume sem dúvida as feições do famoso primo dos filhos de Aymon: Maugis d'Aigremont.
Ainda mais do que seus primos, o encantador aparece como o adversário irreconciliável do imperador Carlos Magno, e o ódio feroz (e em parte desmotivado) que cada um dedica ao outro sugere a presença de um motivo antigo, possivelmente mitológico. Maugis experimentou uma popularidade crescente, tornando-se o herói de sua própria canção e então, sob o nome de Malagigi, uma figura significativa nos grandes poemas épicos italianos do final da Idade Média e, ainda hoje, no teatro de marionetes siciliano.
Muitas vezes se sentiu que esse personagem deve parte de sua natureza a um modelo mítico, mas tem sido difícil chegar a um acordo sobre uma identificação. Assim, por vezes quisemos derivá-lo de modelos não europeus, ou pelo contrário aproximá-lo do Odin ou Loki germânico, ou mesmo do Lug celta. Quem realmente é o encantador Maugis?
a palestra decorrera as 19 horas (hora da França) e será acesso livre e de balde através do Zoom apos registo no site do GIDFMF aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário