domingo, 15 de outubro de 2023

Gales na Alta Idade Media - Livro

Life in Early Medieval Wales

   
Edwards, N. (2023): Life in Early Medieval Wales. Medieval History and Archaeology. Oxford University Press. Oxford.  ISBN: 978–0–19–873321–8   DOI: 10.1093/oso/9780198733218.001.0001
      

Sinopse  
O período c. 300-1050 DC, abrangendo o colapso do domínio romano até a chegada dos normandos, foi determinante no desenvolvimento do País de Gales. Life in Early Medieval Wales considera como as pessoas viviam no final do período romano e no início da Idade Média no País de Gales e como suas vidas e comunidades mudaram ao longo desse período. 


Utiliza uma abordagem multidisciplinar, centrando-se no crescente corpo de evidências arqueológicas colocadas ao lado das fontes escritas do início da Idade Média, juntamente com a toponímia e antroponímia. Começa por analisar pesquisas anteriores e a variedade das fontes, a importância do ambiente e das alterações climáticas e as formas de calcular o tempo. 


A discussão sobre os séculos IV, V e VI centra-se na desintegração da economia de mercado romana, na fragmentação do poder e no surgimento de novos reinos e elites, juntamente com evidências de mudanças nas identidades, assim como de importantes linhas de continuidade, nomeadamente a alfabetização latina, o Cristianismo e a continuação da agricultura em pequena escala pelas comunidades locais.


O País de Gales medieval era uma sociedade inteiramente rural. A análise arqueológica dos assentamentos inclui locais importantes, como fortes nas colinas, incluindo Dinas Powys, o crannog real de Llangorse, e o antigo centro noviliar da Era Viking de Llanbedrgoch, junto com o desenvolvimento, a partir do século VII, de novas formas agrícolas e outros tipos de assentamentos rurais. São tidas em consideração as mudanças na economia agrícola mista que reflete a deterioração do clima e a necessidade de segurança alimentar, assim como o trabalho artesanal e o papéis da troca e comércio que reflete mudanças nos contactos exteriores de Gales. 


Ao mesmo tempo, cemitérios e pedras com inscrições, esculturas em pedra e locais de igrejas primitivas traçam o curso da conversão ao cristianismo, e a ascensão da monarquia e o crescente poder da Igreja. Finalmente, a discussão sobre o poder e autoridade analisa novas evidência sobre locais de reunião e assembleia; a ascensão da Mércia e o aumento da infiltração anglo-saxónica, junto com a importância dos ataques desde os diques de Offa e Wat, e o impacto Viking. 


Ao longo de toda a obra, a evidência galesa é colocada num contexto mais amplo, permitindo a comparação com outras partes da Grã-Bretanha e a Irlanda e, quando é apropriado, com outras partes da Europa para observar tendências mais amplas, incluindo o impacto das mudanças climáticas, económicas e religiosas.


INDEX


+INFO sobre o livro em: Life in Early Medieval Wales

Sem comentários:

Enviar um comentário