Reimagining Provincial Communities
Quando: 7 de Novembro
Onde: on-line
Dentro dos webinar do TRAC do ano 2023-2024 o proximo dia 7 novembro decorrera as 18:00 horas uma palestra inaugural a cargo do professor Richard Alston (Royal Holloway, University of London) que terá por título “Reimagining Provincial Communities. Theoretical Approaches to Gender and Community”
Esta palestra é uma tentativa de pensar como o feminismo materialista pode alinhar-se com os entendimentos da formação comunitária e das ideias em torno da reprodução social para mudar as nossas abordagens ao género e à comunidade nas províncias romanas. A combinação destas abordagens proporciona uma oportunidade de envolvimento com as micro-histórias da formação comunitária e de género nas províncias, para compreender a agência dos atores sociais individuais e para explorar diversas estratégias de envolvimento com o período imperial romano.
Uma das tese é que o género é formado no âmbito de compromissos sociais a nível micro. O foco está naqueles que representam/representados como mulheres. A primeira parte do artigo explorará as vantagens de uma abordagem feminista material ao situar a representação de género numa diversidade de sexo e em circunstâncias socioecológicas específicas. O género é exposto de forma mais completa como um discurso de poder, que pode ser transmitido dentro de redes imperiais de conhecimento e estatuto.
Na segunda parte, explora-se como a representação de género pode cruzar-se com os requisitos materiais da reprodução social. A reprodução social exige que os actores sociais (indivíduos e famílias) operem dentro de comunidades distintas. É em comunidades específicas que a maioria dos indivíduos afirma e negocia que o status é negociado. Ao focar na comunidade, permite explorar (ou imaginar) as diferentes formas como o estatuto das mulheres é representado e, potencialmente, os diferentes papéis socioeconómicos das mulheres nas comunidades em várias partes do Império.
+INFO no site do: TRAC Wedinar 2023-2024
Sem comentários:
Enviar um comentário