The Sea as a two-way passage
Beaulieu, M-C.A. (2008): The sea as a two-way passage between life and death in Greek mythology. Tese doutoral, Texas University at Austin.
Sinopse
O mar tem dois papéis principais na mitologia grega. Está associado à viagem ao Hades e, como água primordial, Oceanus, representa vitalidade e até vida eterna. Até agora, os estudiosos consideraram estes dois aspetos como fundamentalmente antinômicos. Proponho tratá-los como complementares para mostrar que o mar é um locus intermediário entre a terra e o Submundo que permite passagens iniciáticas para a idade adulta, heroização e divinização pela morte simbólica e retorno à vida. Para as mulheres, a imersão, assim como o banho nupcial, é uma transformação unilateral e irrevogável de parthenos em gynê que as separa para sempre de suas famílias.
Em mitos como os de Danae e Auge, as meninas encontram um marido e uma nova comunidade em terras estrangeiras, bem como uma nova identidade como rainhas após terem sido expostas no mar pelas suas famílias. O baú onde estão encerradas com os filhos ilegítimos transmite o duplo sentido do mito: salva a vida das heroínas, mas também serviu de esquife na Antiguidade. Por outro lado, raparigas como Britomartis saltam ao mar para fugir dos seus amantes.
A sua imersão é uma fuga ao poder de Eros, uma anti-iniciação na idade adulta. Esta negação de Eros também está presente no salto de Safo sobre Leucas. A poetisa escapa de Eros e entra no Hades saltando do penhasco e retorna à terra livre de paixões.
Para os adolescentes, a imersão no mar é uma passagem de mão dupla, realizada sem compulsão. A passagem de Taras e Teseu no mar resulta no seu reconhecimento como filhos de deuses. Eles regressam às suas comunidades como líderes totalmente integrados.
INDEX
Introduction p. 1
Chapter 1. Oceanus and the Symbolism of Water in
Greek Mythology p. 11
Chapter 2. The Exposure of Adolescent Women at Sea:
Separation, Symbolic Death,
and Marriage p. 35
Chapter 3. Artemis, the Maidens, and the Leucadian Leap:
Erotic and Anti-Erotic Leaps into the Sea p. 51
Chapter 4. Dolphin Riders p. 76
Chapter 5. The Myth of Ino p. 114
Appendix . Dionysus and the Dolphin p.132
Bibliography p. 144
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