quinta-feira, 5 de outubro de 2023

O Mar como Passagem na Mitologia Grega

The Sea as a two-way passage

Beaulieu, M-C.A. (2008): The sea as a two-way passage between life and death in Greek mythology. Tese doutoral, Texas University at Austin. 

   

Sinopse   
O mar tem dois papéis principais na mitologia grega. Está associado à viagem ao Hades e, como água primordial, Oceanus, representa vitalidade e até vida eterna. Até agora, os estudiosos consideraram estes dois aspetos como fundamentalmente antinômicos. 


Proponho tratá-los como complementares para mostrar que o mar é um locus intermediário entre a terra e o Submundo que permite passagens iniciáticas para a idade adulta, heroização e divinização pela morte simbólica e retorno à vida. Para as mulheres, a imersão, assim como o banho nupcial, é uma transformação unilateral e irrevogável de parthenos em gynê que as separa para sempre de suas famílias. 


Em mitos como os de Danae e Auge, as meninas encontram um marido e uma nova comunidade em terras estrangeiras, bem como uma nova identidade como rainhas após terem sido expostas no mar pelas suas famílias. O baú onde estão encerradas com os filhos ilegítimos transmite o duplo sentido do mito: salva a vida das heroínas, mas também serviu de esquife na Antiguidade. Por outro lado, raparigas como Britomartis saltam ao mar para fugir dos seus amantes. 




A sua imersão é uma fuga ao poder de Eros, uma anti-iniciação na idade adulta. Esta negação de Eros também está presente no salto de Safo sobre Leucas. A poetisa escapa de Eros e entra no Hades saltando do penhasco e retorna à terra livre de paixões. 




Para os adolescentes, a imersão no mar é uma passagem de mão dupla, realizada sem compulsão. A passagem de Taras e Teseu no mar resulta no seu reconhecimento como filhos de deuses. Eles regressam às suas comunidades como líderes totalmente integrados.
   

INDEX

         Introduction  p. 1

Chapter 1. Oceanus and the Symbolism of Water in 
Greek Mythology  p. 11

Chapter 2. The Exposure of Adolescent Women at Sea: 
Separation, Symbolic Death,
and Marriage  p. 35

Chapter 3. Artemis, the Maidens, and the Leucadian Leap: 
Erotic and Anti-Erotic Leaps into the Sea p. 51

Chapter 4. Dolphin Riders p. 76

Chapter 5. The Myth of Ino p. 114

Appendix . Dionysus and the Dolphin p.132

Bibliography p. 144



Descarregar tese em:  Sea as a two-way passage

Sem comentários:

Enviar um comentário