Conceptions, naissances et enfances remarquables dans le mythe et l’épopée
+INFO sobre as jornadas em: Conceptions, naissances ...
Arqueología, Etnohistoria e Etnología
INDEX
Conferência do Bernard Lahire, sociólogo, diretor de pesquisa CNRS (Centre Max Weber, École Normale Supérieure de Lyon) Museo Ethnologico de Neuchâtelsobre o seu recente livro As Estructuras Fundamentais das Sociedades na que expõe o desenrrolado em essa obra, na que considera que as estructuras das sociedades humanas se baseiam em uma serie de grandes propriedades da especie humana que estariam governadas por leis gerais.
Este enfoque aportaria um poderese instrumento para compreenderem no registro das socieades humanas dentro duma longa história evolutiva. Para afrontar a questâo da Natureza Humana, Bernard Lahire formula um paradigma unificador que sintetiza os conhecimentos relativos à vida social humana e não humana acumulados nos domínios também diferentes que a biologia evolutiva, a étologia, a paleoantropologia, a pré-história, a antropologia, a 'história e sociologia.
Breuer, S. (2014): Der charismatische Staat. Ursprünge und Frühformen staatlicher Herrschaft. Wissenschaftliche Buchgesellschaft. Darmstadt. ISBN: 978-3-534-73891-5
Einleitung
1. Vorspiel auf dem Theater: Ozeanien
2. Andengebiet
3. Mesoamerika
5. Mesopotamien
6. Ägypten
7. Die Ägäis
A língua latina foi imposta como língua oficial, funcionando como fator de ligação e comunicação entre os diversos povos. Sendo uma área bastante grande e sem um estado unificado que promovesse uma determinada língua na administração ou na educação, diferentes línguas coexistiam simultaneamente na Hispânia. Os súditos continuaram a usar suas línguas nativas, embora os negócios oficiais fossem conduzidos em latim ou grego. As religiões indígenas persistiram, embora sacrifícios fossem oferecidos em todos os lugares ao imperador e aos deuses do panteão romano.
INDEX
INDEX
Programa
INDEX
O Congresso Internacional Olisipo Entre Mares irá congregar um conjunto de destacados especialistas de várias nacionalidades, procurando sintetizar o conhecimento científico mais atualizado sobre o passado de Lisboa e sua região, na perspetiva da sua integração no Mundo Antigo.
Acolhendo também outros contributos, e utilizando diferentes metodologias, pretende-se deste modo contribuir para construir uma visão global para a Olisipo da Idade do Ferro, período romano e tardo-romano, tratando múltiplos aspetos históricos, antropológicos e arqueológicos, visando deste modo construir um instrumento de referência para a investigação atual e futura.
Inscrições abertas até 19 de novembro de 2023. Participação gratuita sujeita à lotação do auditório. Descarregar programa aqui
Programa
INDEX
Programa
34th Annual UCLA Indo-European Conference
Programa
9th Ratanbai Katrak Lectures on Zoroastrianism