TRABALHO
Suzman, J. (2021): Trabalho: Uma História de Como Utilizamos o Nosso Tempo.Edições Desassossego. Oeiras ISBN: 9789899033313
Sinopse
O trabalho define quem somos. Determina a nossa condição social; como, onde e com quem passamos a maior parte do tempo; influencia a nossa autoestima e até os nossos valores.
Mas será que estamos programados para trabalhar tanto?. Qual a razão para, numa época de abundância, trabalharmos mais do que nunca?. E como seria um mundo em que o trabalho desempenhasse um papel menos importante?
Para responder a estas questões, Suzman traça a grande história do “trabalho” desde as origens da vida até ao presente, desafiando algumas das crenças mais profundas acerca de quem somos. Recorrendo à antropologia, arqueologia, biologia evolutiva, zoologia, física e economia, demonstra que, durante a maioria da história da Humanidade, os nossos antepassados trabalhavam menos e encaravam o trabalho de forma muito diferente.
O nosso sentido do que é ser humano foi transformado pela transição da busca de alimentos para a produção alimentar e, mais tarde, pela migração para as cidades. Desde então, as nossas relações uns com os outros e com o meio ambiente, e até o nosso sentido da passagem do tempo, nunca mais foram os mesmos.
Defendendo que estamos a meio de um período transformativo na História, Suzman demonstra como a automação poderá revolucionar a nossa relação com o trabalho e, ao fazê-lo, conduzir a um futuro mais equitativo e sustentável, para o mundo e para nós próprios.
INDEX
Introdução:
O Problema Econômico
1. Na Origem
Viver é Trabalhar
Mãos ociosas e bicos ocupados
Ferramentas e Habilidades
Os outros dons do fogo
2. O Ambiente Providente
'A Sociedade Afluente Original'
Fantasmas na floresta
3. O Trabalho nos Campos
Saltando da borda
Festas e fomes
tempo é dinheiro
As primeiras máquinas
4. Criaturas da Cidade~
As Luzes Brilhantes
A doença da aspiração infinita
Talento superior
A morte de um assalariado
A Nova Doença
Conclusão
notas
Agradecimentos
+INFO sobre o livro em: Trabalho
Sem comentários:
Enviar um comentário