Seminar: Relative chronology in historical linguistics
Quando: 29-30 Junho
Onde: Copenhague & on-line
A cronologia relativa sempre desempenhou um papel essencial na linguística histórica. Apesar de sua importância e onipresença nas discussões sobre mudança linguística, no entanto, a cronologia relativa é geralmente tratada como um meio para alcançar outros objetivos, ao invés de ser um objeto de estudo em si.
Com o seminário quer-se colocar a cronologia relativa no centro das atenções – não como uma ferramenta secundária para o exame de outros temas, mas como um objeto primário de investigação.
As palestras discutem tópicos com foco na cronologia relativa, incluindo, entre outros:
- questões metodológicas relacionadas com a cronologia relativa
- datação relativa de mudanças em diferentes domínios (fonologia, morfologia, sintaxe)
- modelos sistemáticos de cronologia relativa (por exemplo, a cronologia relativa das mudanças de som do PIE para o grego antigo)
- o papel da cronologia relativa na modelagem filogenética
- abordagens computacionais para cronologia relativa
- questões teóricas e metodológicas relacionadas à cronologia relativa e ao contato linguístico
Uma vez que o seminário não trata de problemas específicos, mas se concentra em problemas mais gerais e metodológicos, as famílias ou ramos linguísticos usados para ilustração são de menor importância. O seminário é organizado no âmbito do projeto de pesquisa “Connecting the Dots: Reconfiguring the Indo-European family tree”, financiado pelo Independent Research Fund Denmark e esta digido pelos indo-europeistas Florian Wandl (Universidade de Zurique) e Thomas Olander, (Universidade de Copenhague)
Descarregar o programa e resumos aqui
O seminario pode ser seguido pressencialmente ou bem via Zoom
+INFO no site de: Roots of Europe
Sem comentários:
Enviar um comentário