Aproveitamos o decesso de Gregor Marchand para deixar aqui o vídeo de esta palestra proferida no passado ano baixo o titulo de "Décision, résilience et résistance : pour un autre récit de la néolithisation atlantique" .
Sinopse:
A adoção dos padrões económicos e sociais atribuídos às primeiras sociedades agrícolas no oeste da França é um longo processo que teria ocorrido entre 6.000 e 4.500 A.C. na França Atlântica. Segundo os arqueólogos, teria envolvido várias comunidades culturais, cuja primeira fusão formaria o solo dos mundos camponeses conhecidos até ao período industrial. Seu triunfo é apresentado como inevitável, o que validaria as escolhas feitas e, esta última análise, justificaria o atual domínio deslumbrante de nosso modelo de civilização.
Trabalhos recentes realizados em Morbihan desde os anos 2000 nos forneceram novos dados, tanto arqueológicos, ambientais quanto paleogenômicos. Esses dados levam a questionar o modelo e prantear de uma maneira diferente como se narra essa transformação dos povos indígenas e, de maneira mais geral, como se contam a história de nossas origens.
Nesta conferência, tratar-se-á de questionar as escolhas políticas, as resistências e o futuro destes grupos de caçadores, pescadores e recoletores, afastando-se dos esquemas evolutivos convencionais.
Sem comentários:
Enviar um comentário