sexta-feira, 2 de junho de 2023

Gregor Marchand (1968-2023)



Onte dia 1 de junho faleceu após uma longa enfermidade o destacado pré-historiador Gregor Marchand, consumado especialista no neolítico. Marchand defendera no ano 1997 a sua tese com o titulo "La néolithisation de l’ouest de la France", baixo a direção de J. P Demoule, onde analisava a transição na costa atlântica da França, com especial foco na Bretanha, entre o mesolítico e o neolítico. Após isto em 2000 ingressou no CNRS em 2000, no que chegou a ser nomeado Diretor de Pesquisa. 



Marchand dirigiu numerosas escavações em jazigos do paleolítico mesolítico e neolítico desenrolando um modelo que punha acento nas profundas alterações registando-se durante a época que conheceu profundas alterações ambientais (recuo da glaciação com regresso dos episódios 4 , radical renovação da fauna e da flora e elevação considerável do nível do mar ),  mudanças que motivaram uma funda mudança técnica e económica entre mesolítico e neolítico, foi esta linha de pesquisa a que orientara o projeto de pesquisa que desenrolara a sua entrada no CNRS “Sistemas técnicos, ambiente e mudanças culturais no Mesolítico e Neolítico da costa atlântica da Europa”

Gregor Marchand era um dos especialistas de referencia sobre o neolítico na academia europeia e francesa e especialmente no tema da fácies do chamado Neolítico Atlântico com uma abundante produção investigadora, com contribuições de vulto s a esta temática. A parte de isto Marchand mantinha um blogue sobre atualidade cientifica sobre o mesolítico e neolítico intitulado Prehistoire-Atlantique.



Sem comentários:

Enviar um comentário