Deixamos aqui o video da palestra proferida por John Cox dentro do cliclo de conferências "Que significa ser humano: Antropologia para o Antropoceno" organiçado por Radical Anthropology Group intitulada "Courtyard and coincidence in prehistoric temples in Malta and Gozo" sobre os templos neolíticos da ilha de Malta.
Os monumentais santurios pré-históricos de Malta foram construídos pela cultura agraria do neolítico tardio da ilham até seu súbito abandono c.2500 A.C. O maior maior deles Ggantija, a mulher gigante, data do cerca de 3600 A.C.
As teorias astronômicas sobre estes sitios envolvem coincidências de direção com as estrelas e o nascer da lua mais cara o sul, algo, coincidindo com o lunasticio que se sucede um par de anos cada dezenove. John Cox explorou esta teoria sobre a relação entre os templos malteses e o nascer da lua, que envolveu tirar fotos durante o lunasticio mais recente entre 2005-2007 dentro de três dos templos mais antigos.
Nesta palestra, ele mostrará as fotografias tiradas nessa pesquisa e discutirá alguns dos fatores culturais que podem estar envolvidos na orientação e sentido de estes restos arqueologicos.
Sem comentários:
Enviar um comentário