Werewolves, Warriors
& Winter Sacrifices
Kaliff, A. & Østigård, T. (2022): Werewolves, Warriors and Winter Sacrifices: Unmasking Kivik and Indo-European Cosmology in Bronze Age Scandinavia. Occasional papers in archaeology Nº 75. Uppsala University. Uppsala. ISSN: 1100-6358
Sinopse
Este estudo é o primeiro a considerar o enigmático túmulo de Kivik, na Suécia, com as suas famosas lajes de arte rupestre num contexto agrícola e indo-europeu. Com base no trabalho do arqueólogo V. Gordon Childe e do antropólogo James G. Frazer, esta análise apresenta uma visão de mundo cultural e cosmológica aprofundada da Idade do Bronze escandinava.
O pastoralismo e os bandos guerreiros eram partes essenciais da ecologia e da cosmologia; os noviços foram iniciados nessas irmandades como lobisomens. Ao colocarem máscaras ou mantos, tornaram-se antepassados e desempenharam um papel fundamental numa série de sacrifícios de inverno ligados ao ciclo agrícola.
O mito do lobisomem contém resquícios de todos os rituais do ciclo de vida – desde o nascimento até a iniciação como guerreiro, casamento, morte e tornar-se um ancestral.
Etnograficamente, a instituição cultural e cosmológica manifestada em Kivik pode ser identificada em partes da Europa até aos tempos modernos
INDEX
Preface
1. Kivik and Kingmakers p. 15
2. Wolves and Warriors in Indo-European History p. 42
3. Cattle, Cowlonialism and Indo-Europeanisation p. 70
4. Farming, Fertility and Frazer p. 97
5. The Wild Hunt, Perchta and the Werewolf Thiess
p. 135
6. ‘Carrying out Death’, Initiation and Leadership
as Living Ancestors p. 165
7. Cult, Cult Houses and Kivik in Culture and Cosmology
p. 195
8. Ethics, Archaeology and Indo-European Research History
p. 219
Acknowledgements p. 230
Literature p. 232
Descarregar o livro em: Werewolves, Warriors & Sacrifices
Postagem relacionada: Cães, Lobos e Guerreiros
Sem comentários:
Enviar um comentário