Ontem descobrimos graças a uma entrada no magnífico blogue de Irish Archaeology esta curiosa peça de madeira topada durante as escavações da rua Fishamble em Dublin. Uma magnifica mostra do artesanato viking de apenas 5 cm de diâmetro esculpido em uma peça única de madeira, cum oco para o passo de uma indicando um possível uso com pingente.
A figura amostra a figura dum lobo que agarra com as suas gadoupas um objeto esferico se dispõe morder com as fauces abertas. Uma cena que Irish Archaeology interpreta claramente como uma referência a cena do Racknarok na que o lobo Fenhrir após ser liberado devora o sol ou a lua, tal é como é descrito na Edda Poética.
Não nos deteremos agora no extenso tema do lobo/fera devoradora na Antiguidade e Idade Media, questão que preferimos deixar para outro dia, simplesmente destacar a curiosidade de esta extraordinaria pequena obra-mestra. Para uma descrição mais detalhada da peça e dos pormenores do seu achádego e referências remitimos ao leitor a entrada do blogue aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário