Burials and Society in Late Chalcolithic and Early Bronze Age Ireland
McSparron, C. (2021): Burials and Society in Late Chalcolithic and Early Bronze Age Ireland. Queen's University Belfast Irish Archaeological Monograph Vol. 1. Archaeopress. Oxford ISBN: 97817896963187
O livro começa com uma discussão de abordagens teóricas para o estudo de sepulturas em antropologia e arqueologia e continua com um resumo dos antecedentes arqueológicos e ambientais do Calcolítico irlandês e da Idade do Bronze. Em seguida, é proposto um conjunto de critérios para identificar diferentes tipos de organização social, antes de um exame aprofundado da cronologia de radiocarbono dos enterros individuais irlandeses, o que leva a uma análise estatística multifacetada do enterro da Tradição do Enterro Individual, utilizando abordagens estatísticas descritivas e multivariadas.
Um modelo cronológico do Calcolítico irlandês e do início da Idade do Bronze é então apresentado, o que fornece a base para uma discussão sobre o aumento de sepulturas e da complexidade social na Irlanda durante esse período, propondo uma evolução de uma sociedade igualitária no final do período calcolítico até bens de prestígio chefia emergindo por volta de 1900 A.C. Sugere-se que o declínio da produção de cobre em Ross Island, Co. Cork, depois de 2000 A.C, pode ter levado a uma "crise do cobre", que teria sido um evento profundamente perturbador, destruindo a influência dos mineiros de cobre e transferindo o poder para os trabalhadores do cobre, e aqueles que os controlavam.
Isso teria fornecido um estímulo para a centralização do poder e o surgimento de uma hierarquia social hierárquica. Os efeitos dessa "crise do cobre" também foram sentidos na Grã-Bretanha, onde muito cobre da Ilha Ross foi consumido e pode ter levado a desenvolvimentos semelhantes, com o surgimento da Cultura de Wessex, uma resposta semelhante na Grã-Bretanha ao mesmo estímulo.
INDEX
+INFO sobre o livro em: Burials and Society in Ireland
Sem comentários:
Enviar um comentário