Live in villages, plow fields before Cities
Agostino Sotgia, A. (2023): Live in villages, plow fields before cities: aspects of the primary economy of the communities of Southern Etruria between the Bronze Age and the Early Iron Age. Tese Doutoral apressentada na Universidade de Groningen
Sinopse
O objetivo desta pesquisa de doutorado foi investigar sob uma nova luz a dinâmica de assentamento de comunidades humanas no sul da Etrúria entre 1150 e 850 A.C. A hipótese é que as mudanças ocorridas na economia primária, especificamente no que se refere à exploração agropastoril do território, tiveram um papel fundamental no fenômeno da Virada Proto-urbana: a transição das comunidades aldeãs da Idade do Bronze Final para a primeiros centros urbanos do início da Idade do Ferro. Para verificar esta suposição, uma série de técnicas de arqueologia paisagística e de avaliação fundiária foram aplicadas ao território da Etrúria Meridional, a fim de reconstruir o grau de adequação da paisagem para a exploração agropastoril. Para aplicar essas técnicas de forma eficiente e tornar as análises replicáveis, foi criado um modelo preditivo digital da paisagem e uma ferramenta para o software ArcGIS, capaz de calcular, para a área pertencente a cada assentamento:
1) a extensão de mato, pastagens e áreas cultivadas Campos; 2) a produção anual de alimentos de origem vegetal e animal; 3) o tamanho máximo sustentável da população. Através destes dados, os modelos sócio-políticos propostos até agora na literatura foram testados, confirmando-os e enriquecendo-os.
INDEX
Sem comentários:
Enviar um comentário