Thraldom: A History of Slavery
in the Viking Age
Brink, S. (2021): Thraldom: A History of Slavery in the Viking Age. Oxford University Press. Oxford ISBN: 978– 0– 19– 753235– 5
Sinopse
A escravatura nórdica é um fenómeno evasivo, com poucas semelhanças com a exploração sistemática de escravos em residências, minas e anfiteatros no antigo Mediterrâneo ou com a escravatura generalizada nas plantações americanas durante os séculos XVIII e XIX.
Escandinavos no início da Idade Média viveram numa sociedade estranha a nós, caracterizada por estatutos sociais diferentes e mutáveis. Uma pessoa pode ser ao mesmo tempo socialmente respeitada e não livre. Era possível entregar-se como escravo a outra pessoa em troca de proteção e comida. Alguém poderia ser condenado temporariamente à escravização por alguma ofensa, mas depois compra sua alforria. Os jovens podiam celebrar uma espécie de "contrato" com um rei ou chefe para se juntarem à sua comitiva, aceitando a sua autoridade, patrocínio e jurisdição, ao mesmo tempo que realizavam uma rápida elevação social.
A escravatura foi generalizada por toda a Europa durante o início da Idade Média e os escandinavos, como Stefan Brink ilustra neste livro, tornaram-se um interveniente importante no comércio de escravos no Norte. Contudo, os vikings não estavam particularmente interessados em levar escravos para a Escandinávia; em vez disso, o seu "modelo de negócios" parece ter sido atacar, sequestrar e depois vender pessoas capturadas nos principais mercados de escravos.
Seu objetivo não eram pessoas, mas prata. Usando uma ampla variedade de materiais de origem, incluindo arqueologia, runas, sagas islandesas, direito antigo, nomes de lugares, nomes pessoais e, não menos importante, etimológicos e semânticos análises da terminologia dos escravos, Thraldom fornece o levantamento mais completo da escravidão na Era Viking.
INDEX
Prologue
1. Introduction
2. Difficulties of Defining Slavery and the Borders
between Free and Unfree
3. Slavery in Europe during Antiquity and
the First Millennium
4. Scandinavian Slavery
5. Where Did the Slaves Come From?
6. Thralls in Old Norse Poetry and Sagas
7. Thralls in Runic Inscriptions
8. Terms for Thralls and Their Meanings
9. How Were Thralls Used?
10. Evidence for Thralls in Scandinavian Place-Names
11. How Were Thralls Identified?
12. Thralls’ Names in Scandinavia
13. The Special Case of Älmeboda Parish
in Southern Småland
14. Thralls in the Archaeological Material
15. The Rise and Fall of Scandinavian Thraldom
16. The Status of Slaves in Prehistoric Scandinavian Society
17. Excursus Trelleborg
Appendix 1: Historical and Archaeological Periods in Europe
Appendix 2: Development of Indo- European Languages
List of Abbreviations
Bibliography
Index of Persons
Index
+INFO sobre o livro em: Thraldom
Sem comentários:
Enviar um comentário