GALLAECIA GOTHICA
Barroso Cabrera, R., Morín de Pablos, J, & Sánchez Ramos, I. (2023): Gallaecia Gothica. From the Conspiracy of Dux Argimundus (AD 589/590) to Integration in the Visigothic Kingdom of Toledo. Archaeopress. Oxford. ISBN: 9781803275079
Sinopse
Gallaecia Gothica oferece uma nova interpretação da rebelião de Argimundus, um dos desafios mais difíceis do reinado de Recaredo. Não há detalhes específicos de como surgiu a conspiração, mas o trono estava seriamente ameaçado. A Crónica de João de Biclaro sublinhou a gravidade desta ameaça ao descrever o castigo sofrido pelo rebelde e pelos seus colaboradores. A sua condenação categórica à tentativa de derrube do monarca é diferente daquela dada a qualquer outro levantamento narrado na Crónica, e mostra a importância que o abade de Biclaro lhe deu na sua narração.
O facto de a Crónica notar que Argimundus não era apenas membro da Aula Regia, mas também um dux prouinciae (duque de uma província), combinado com o estatuto de Gallaecia como uma província recém-conquistada, sugere que esta não foi apenas uma conspiração palaciana, mas uma verdadeira revolta provincial que poderia ter arruinado o acordo político estabelecido por Leovigildo e Recaredo.
No entanto, é difícil provar o objectivo final de Argimundus: substituir Reccared no trono visigótico ou, pelo contrário, restaurar o antigo reino suevo na Gallaecia. Este livro usa evidências numismáticas e arqueológicas que parecem sugerir a última visão.
INDEX
Introduction
Conspirators and Conspiracies in the Reign of Reccared
Interpreting the Plot of Argimundus
The Scene of the Rebellion
Possible Suevian Origin of Argimundus
Argimundus and Paulus: Parallel Lives of Two
Usurpers in Visigothic Spain
Gallaecia during the Visigothic Kingdom of Toledo:
From Submission to Conquest
The Rise of the Duchy of Gallaecia: Resurgence of Local
Aristocracies and Struggling for Real Power
Conclusion: From the Suevic Kingdom to the
Duchy of Gallaecia
Bibliography
Descarregar o livro em: Gallaecia Gothica
Sem comentários:
Enviar um comentário